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SISTEMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA

A busca por competitividade e resultados nas organizações estimula cada vez mais a área de Recursos Humanos a atuar de forma estratégica. Cientes da importância de seus colaboradores nesse processo, buscam novos modelos de relacionamento, baseados em engajamento, comprometimento e reconhecimento.

A Gestão por Competências se apresenta como uma alternativa interessante, pois alinha os objetivos de estratégias organizacionais com um processo estruturado de desenvolvimento dos colaboradores, definindo com clareza onde está e onde pode chegar. Isso é possível porque o trabalho por competência torna todo o sistema de Recursos Humanos muito mais preciso em relação às necessidades das empresas, direcionando adequadamente as atividades e dando melhores condições para desenvolvimento.

A metodologia possibilita ainda a atuação sinérgica entre os processos de Remuneração, Treinamento e Desenvolvimento e Recrutamento e Seleção na identificação de potenciais, ações de desenvolvimento e engajamento dos colaboradores dentro da organização.

BENEFÍCIOS

Empresas que implementam essa ferramenta obtém resultados e benefícios significativos uma vez que:

  • Apresentam aos colaboradores, de forma objetiva, o que se espera deles; quais são as suas responsabilidades tanto da função que executam quanto para o seu processo de desenvolvimento na organização.
  • Promovem uma visão de carreira para seus colaboradores;
  • Identificam, desenvolvem e retém seus talentos, impactando diretamente no turn over.

    ETAPAS DO SISTEMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

    O trabalho de estruturação de um sistema de Gestão por Competências tem as seguintes etapas:

    1 – Identificação das Competências da Organização: Trabalho de diagnóstico e definição das competências da organização com base em sua missão, visão, valores e cultura.

    2 – Identificação das Competências Operacionais: Trabalho de diagnóstico e definição das competências das diversas áreas da organização.

    3 – Estruturação de um Sistema de Gestão por Competências: Elaboração de um instrumento de avaliação comparativo das competências definidas para cada área e de seus colaboradores.

    4 – Estruturação de Plano de Desenvolvimento: Elaboração de um sistema estruturado e um instrumento específico para definição de planos de desenvolvimento de competências em grupos e planos de desenvolvimento individuais com base nos resultados obtidos nos processos de avaliação por competências.

    5 – Implantação do Sistema de Gestão por Competências: Implantação do sistema através de treinamento da área de Recursos Humanos na condução do processo, treinamento das lideranças e treinamento de multiplicadores.