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GESTÃO POR DESEMPENHO

Um dos pilares de sustentação mais importantes de uma política de gestão de pessoas é o sistema de Gestão por Desempenho. Empresas de sucesso usam a de Avaliação de Desempenho para manter seus colaboradores focados e alinhados às estratégias do negócio, pois ela é uma ferramenta gerencial que permite identificar e aprimorar comportamentos.

Quando um colaborador tem clareza do que se espera dele - o que é preciso para otimização de seus pontos de força, definição de ações para minimização de seus pontos falhos e reconhecimento de suas atribuições - fica mais fácil o direcionamento e a busca pelos resultados esperados, bem como a manutenção da motivação.

Esse sistema vem passando por muitos questionamentos recentemente pois, apesar de ser tão importante, enfrenta muitas resistências em função de condições críticas de gestão como: feedbacks conduzidos de forma inadequada; realização mecanizada por obrigação; dificuldades de aceitação por parte das lideranças. Além disso, expõe uma fragilidade do sistema que "obriga" que as pessoas conversem uma vez ao ano para fazer avaliação. Isso precisa ser revisto.

A proposta é a implantação de um programa específico de Gestão de Desempenho conduzido pelas lideranças.

OBJETIVOS DA GESTÃO DE DESEMPENHO

- Alinhamento de metas e objetivos de trabalho - ajustes na melhoria do desempenho dos colaboradores;
- Análise da qualidade dos serviços entregues;
- Alinhamento das entregas com a posição ocupada;
- Eficiência aplicada ao trabalho executado;
- Melhora na prática do feedback nas relações entre gestores e subordinado e na comunicação
entre ambos;
- Difusão de valores explicitados pela empresa e alinhamento dos comportamentos desejados;
- Legitimidade ao processo de avaliação, reduzindo efeitos subjetivos e influencias pessoais
- Otimização de recursos disponíveis para investimento em desenvolvimento com a definição
mais objetiva das necessidades de capacitação;
- Clareza de informações para movimentação de pessoal (transferências, job rotation,
promoções, demissões etc).

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO

- Diagnóstico e análise de informações da organização;
- Criação e definição de sistemática para Gestão de Desempenho com foco no desenvolvimento das lideranças na condução dos processos;
- Processo com base na definição clara de objetivos e metas de cada área compartilhados com a equipe; conversas individuais para alinhamento de expectativas; reuniões periódicas com a equipe para análise de resultados previstos versus atingidos e feedbacks individuais constantes;
- Preparação das lideranças – Treinamento de apresentação da metodologia com foco nas ações e responsabilidades da liderança, sobre como fazer gestão dos resultados da equipe e sobre o processo de dar e receber feedback;
- Preparação das lideranças – Treinamentos específicos sobre Feedback e sobre Gestão de Equipes;
- Divulgação da metodologia e do Programa de Gestão de Desempenho junto aos colaboradores;
- Orientação aos colaboradores – Treinamento conceitual sobre a metodologia;
- Reuniões de feedback e suporte dos gestores com RH;
- Gerenciamento dos resultados e devolutiva aos gestores;
- Análise dos resultados e definição dos planos de ações.