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PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Em um cenário econômico de crescente competitividade, o sucesso das organizações está cada vez mais relacionado a qualidade do gerenciamento das suas relações com clientes internos e externos.

Por meio das melhorias nas políticas de gestão de pessoal, torna-se viável conciliar os interesses da organização em eficiência e produtividade com os propósitos individuais de realização pessoal, possibilidade de desenvolvimento e engajamento dos colaboradores.

Por esse motivo, é tão imporante a implantação de um programa de gestão do clima organizacional. É indispensável conhecer o que os funcionários pensam e qual a sua expectativa em relação aos diferentes aspectos da organização. Só assim é possível melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, a qualidade de vida das pessoas no trabalho e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Dentre as principais contribuições da Pesquisa de Clima Organizacional, podemos destacar:

  • Criar canal de comunicação direta entre os colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões;
  • Avaliar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização;
  • Possibilidade de alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
  • Promover ações mais efetivas para desenvolvimento dos colaboradores;
  • Integrar os diversos processos e áreas funcionais;
  • Otimizar a comunicação;
  • Identificar necessidades de treinamento, desenvolvimento pessoal e de educação dos colaboradores;
  • Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes e efetivas;
  • Organizar, flexibilizar e agilizar as atividades da organização em alinhamento à cultura e expectativas dos colaboradores.

É de extrema relevância para que o processo tenha credibilidade que os resultados da análise da pesquisa sejam divulgados juntamente com uma proposta de plano de ação para questões consideradas mais críticas, bem como o status e os resultados obtidos com ações realizadas.