MENU
CONSULTORIAS

O que é Inteligência Emocional no trabalho?

Esse workshop visa conduzir os participantes por um processo de reflexão sobre os conceitos da Inteligência Emocional, sua aplicação no dia a dia de trabalho e seu impacto nas relações entre as pessoas, como:

  • Importância das emoções no ambiente e nas relações de trabalho;
  • Importância da autopercepção, autocontrole e automotivação;
  • Necessidade de aprender a olhar as pessoas de formas diferentes e ajustar o processo de comunicação.

Inteligência emocional nas organizações


Reflexão sobre os principais conceitos da Inteligência Emocional e seu impacto nas atitudes da liderança e na gestão de pessoas, pois a Empresa é um sistema integrado que depende dos inter-relacionamentos e, em um ambiente onde há mais assertividade e menos conflito, maior a produtividade e melhores são os resultados.

Inteligência emocional na gestão de resultados

  • Conhecer a si mesmo aprendendo a administrar as emoções e a forma de nos comportar em diferentes momentos e situações do ambiente de trabalho faz toda a diferença para estabelecer relacionamentos baseados na confiança e geração de comprometimento.
  • Perceber que situações perturbadoras (repreensão do chefe, ficar bravo com alguém etc) geram padrões de raciocínio distorcidos que modificam a percepção da realidade. Aprender a evitar a distorção de raciocínio possibilita melhor domínio sobre pensamentos automáticos e controle das emoções, consequentemente maior assertividade nas atitudes.
  • Buscar o autoconhecimento identificando suas fontes de motivação.
  • Se colocar no lugar do outro é saber usar a inteligência emocional (prática da empatia), pois permite maior alinhamento e ajuste de expectativas.
  • Utilizar a Inteligência Emocional no processo de comunicação ajuda a atentar para o efeito daquilo que está sendo comunicado sobre os sentimentos, os pensamentos e as atitudes dos outros e ajustar a eles sua comunicação.