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O que é Coaching?

Coaching é um processo estruturado que ajuda as pessoas a atingir metas em suas vidas pessoais, carreiras, empreendimentos ou organizações, com suporte profissional e com base em metodologia específica de trabalho. Visa desenvolver competências.

Qual o objetivo do coaching?

O processo é conduzido com o propósito de facilitar e apoiar as pessoas em sua trajetória para a conquista de seus objetivos e metas sem perder o foco nos resultados. É um processo de reflexão que propicia identificar seu potencial inexplorado.

Provocar mudanças está na essência do processo de coaching. O processo ajuda pessoas a criarem, adaptarem-se e aceitarem mudanças como um desafio e não como um obstáculo.

Quem precisa fazer coaching? Quando contratar um coaching? Quando procurar coaching? Por que fazer coaching?

Pessoas ou organizações que queiram promover desenvolvimento de seus colaboradores em questões como:

· Identificar metas e desenvolver competências para atingi-las;

· Desenvolver as habilidades necessárias para desenvolvimento da carreira;

· Desenvolver seu estilo de liderança;

. Coaching de carreira para reavaliação e redirecionamento da vida profissional

· Desenvolver competências para melhorar o foco estratégico

· Atingir maior satisfação no trabalho; na vida

. Desenvolver competências de relacionamento com as pessoas e comunicação.

· Aumentar seu nível de realização profissional e/ou pessoal;

· Alinhar seus valores profissionais com seus valores pessoais.

O que é coaching de carreira?

Processo para dar suporte a pessoas que queiram repensar ou rever suas carreiras; os caminhos traçados até o momento e para o futuro. Tem como objetivo promover reflexão e desenvolvimento.

Coaching como ferramenta de gestão

Coaching como ferramenta de desenvolvimento

Coaching como ferramenta de gestão de pessoas

Esse processo vem sendo utilizado porque traz resultados efetivos e diferenciados e seu foco é o desenvolvimento de cada indivíduo, trabalhando suas necessidades específicas, alinhado a objetivos traçados por si ou pela organização da qual faz parte.

Coaching como ferramenta de liderança

Coaching para Líderes

Coaching e Liderança

Líder coach

O processo de Coaching pode ser considerado a melhor ferramenta de liderança, tanto para desenvolvimento das competências dos líderes, quanto como instrumento de gestão de pessoas. Visa desenvolvimento de novos comportamentos ou suporte a processos de mudança.

O que é coaching executivo? O que é coaching empresarial? Coaching para aprimorar o desempenho

Coaching executivo visa trabalhar o processo de desenvolvimento de competências e comportamentos com foco na carreira e atividades profissionais. Muito alinhado a melhoria de desempenho profissional para o exercício da função; preparação para assumir novos cargos em casos de promoções; suporte ao atendimento de metas e alinhamento estratégico.

  • Coaching

    Coaching é um processo estruturado que ajuda as pessoas a atingir metas em suas vidas pessoais, profissionais, nos empreendimentos ou organizações, com suporte profissional e com base em metodologia específica de trabalho. Visa desenvolver competências.

    O processo é conduzido com o propósito de facilitar e apoiar as pessoas em sua trajetória para a conquista de seus objetivos e metas sem perder o foco nos resultados. É um processo de reflexão que propicia identificar seu potencial inexplorado.

    Provocar mudanças está na essência do processo de coaching. O processo ajuda pessoas a criarem, adaptarem-se e aceitarem mudanças como um desafio e não como um obstáculo.

    Esse processo vem sendo utilizado porque traz resultados efetivos e diferenciados e seu foco é o desenvolvimento de cada indivíduo, trabalhando suas necessidades específicas.

    Podemos exemplificar alguns objetivos a serem trabalhados no processo de Coaching:

    • Identificar metas e traçar plano para atingi-las;
    • Desenvolver as habilidades necessárias para melhorar como profissional;
    • Rever seu estilo de liderança;
    • Melhorar seu foco estratégico
    • Atingir maior satisfação quanto ao seu trabalho, sua vida e sua forma de se relacionar com as pessoas;
    • Aumentar seu nível de realização profissional e/ou pessoal;
    • Alinhar seus valores profissionais com seus valores pessoais.
  • Coaching de Equipes

    O que é coaching de equipes?

    Coaching de Equipe pode ser definido como um processo de aprendizagem (papéis, responsabilidades e metas), tanto da equipe como de cada indivíduo, no qual o processo tem como objetivo auxiliar a estabelecer e manter relacionamentos que propiciam a liberdade para aprender, a compreensão que a equipe é dona dos problemas e das soluções potenciais, com foco no aqui e agora. É orientado para o desenvolvimento da equipe e não apenas para uma solução rápida de problemas.

    Coaching e motivação de equipes. Coaching como estratégia para gestão de equipes. Coaching de grupo e equipe

    A importância do trabalho de equipe tem se acentuado nas últimas décadas como conseqüência da crescente multifuncionalidade e diversidade de competências, experiências e conhecimentos envolvidos no mundo corporativo.

    Além disso, é sabido que os índices de produtividade de uma equipe são, em geral, mais elevados do que a de indivíduos trabalhando isoladamente e que a aprendizagem e o desenvolvimento, por serem processos sociais, beneficiam-se do ambiente grupal. Daí a importância das pessoas se conscientizarem da necessidade de complementar o seu papel de mero indivíduo com um outro, mais amplo, que é o de membro de uma equipe, de uma comunidade de trabalho.

    Coaching e gestão de equipes. Coaching para desenvolvimento de equipes. Coaching para equipes de alta performance

    Finalidade: O aproveitamento do potencial da equipe como um todo e de seus membros enquanto parte da equipe para assegurar a sua sustentabilidade.

    Foco: Nas ações e interações da equipe; ações individuais e seu impacto na performance e nos resultados

    Metodologia: Baseada na livre discussão e equacionamento produtivo das semelhanças e diferenças; dificuldades, experiências, níveis de participação/contribuição, busca de consenso.

    Orientação: Não diretiva, igualitária, participativa e voltada para a auto-gestão.

    Ferramentas: escuta ativa, comunicação fluente, diálogo aberto, respeito mútuo, análise das forças/ fraquezas da equipe (pesquisa/ação), reflexão, auto-conhecimento e consciência expandida e definição de plano de ação para desenvolvimento.

  • Líder Coach

    O que é líder coach?

    Líder coach é um estilo de gestão que utiliza metodologia específica de coaching, de forma que o líder conduza seus liderados a descobrirem seus próprios mecanismos de aprendizagem e otimização da performance. É um processo baseado em constante diálogo e momentos de feedback para aprimorar desempenho; alcance de metas e direcionamento para aumento de performance.

    A grande diferença é que o líder coach exerce liderança baseada no compromisso de alinhar as crenças de seus liderados com ações voltadas para os objetivos do negócio. Ajuda as pessoas a atingir resultados desejados mantendo relacionamentos baseados em honestidade, aceitação e responsabilidade.

    Líder coach e sua importância corporativa e na gestão para resultados

    Este novo estilo de liderar desenvolve equipes flexíveis e de alta performance, atuando em função dos resultados e revertendo-se assim num processo de melhoria na produtividade, bem como na consolidação de um modelo de gestão focada no desenvolvimento de pessoas

    A utilização do modelo de gestão líder coach pode ser considerada uma ação estratégica para reter talentos e desenvolver liderados, os quais, cada vez mais criados em uma cultura de aprendizado, permitirão o seu crescimento e consequentemente da própria organização. Cria uma organização de alto desempenho com a implementação de uma cultura de diálogo aberto e eficiência no gerenciamento dos negócios para, dessa forma, facilitar a tomada de decisão com qualidade e equipes produtivas.

    Como se tornar um líder coach?

    • Mudanças de paradigma: uma nova perspectiva de gestão estratégica de pessoas
    • Identidade do Líder Coach: comportamentos e relacionamentos baseados na transparência e confiança
    • Líder exercendo o papel de facilitador do desenvolvimento das pessoas
    • Clareza do benefícios que a atuação como líder coach possibilita
    • Modelo de gestão estimulando iniciativa e tomada de decisão; ampliando visão sobre processos; investindo na formação dos colaboradores
    • As competências do coach para os líderes através do uso de técnicas e metodologia específicas
    • Comunicação assertiva
    • Habilidade de escuta ativa
    • Habilidade de usar perguntas certas no momento certo
    • Entendimento do modelo socrático para fazer perguntas